1. A escolha da autoescola:
O primeiro passo é escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC), esta empresa é que prestará todo o apoio necessário ao candidato a tirar uma carteira de motorista. No CFC, o aluno realizará outras etapas para chegar finalmente à CNH. O candidato deverá levar as cópias da sua documentação (CPF, RG, COMPROVANTE DE ENDEREÇO).
2. Taxa:
O Candidato terar que pagar a taxa do DETRAN referente a primeira habilitação, para que o CFC possa gerar o seu processo e lhe encaminha para tira a foto e colher a Biometria junto ao órgão competente (DETRAN).
3. Exames:
O candidato deve submeter-se a dois exames iniciais: o exame psicológico e também o exame de aptidão fÃsica e mental, que serão realizados em clÃnicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran.
4. Curso teórico-técnico:
Os candidatos à obtenção da carteira de motorista (CNH) terão que fazer 45 horas/aula com conteúdo pedagógico determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Neste momento, os candidatos aprenderão sobre regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica básica. Muitos acham este curso uma perda de tempo, mas é uma parte muito importante na busca da carteira de motorista.
5. Exame teórico:
Em seguida, é a hora de realizar o exame teórico, aplicado pelo DETRAN, no qual serão avaliados os conhecimentos do futuro motorista acerca do conteúdo apresentado durante o curso teórico, o exame cotem 30 questões onde terá aprovação o candidato que obtiver no mÃnimo 70% de acerto, ou seja, 21 questões para ser aprovado.
6. Aulas práticas no veÃculo:
Nesta etapa, o aluno realizará 20 aulas práticas nos veÃculos referentes à categoria pretendida. O candidato será submetido à direção em vias públicas com fluxo de veÃculos e pedestres, pois assim será cobrando no dia do exame prático.
7. Exame de direção:
Finalizadas as aulas práticas, o último passo para a obtenção CNH é o famoso exame de direção. Nele, a capacidade dos futuros motoristas será avaliada a partir de uma série de critérios previamente determinados pelos órgãos responsáveis.
E pronto! Depois de passar por todos esses passos você conseguirá sua CNH e poderá aproveitar seu carro para estudar, trabalhar, e passear muito por aÃ!