My Image

Passo a Passo


1. A escolha da autoescola: 

O primeiro passo é escolher o Centro de Formação de Condutores (CFC), esta empresa é que prestará todo o apoio necessário ao candidato a tirar uma carteira de motorista. No CFC, o aluno realizará outras etapas para chegar finalmente à CNH. O candidato deverá levar as cópias da sua documentação (CPF, RG, COMPROVANTE DE ENDEREÇO).


2. Taxa:

O Candidato terar que pagar a taxa do DETRAN referente a primeira habilitação, para que o CFC possa gerar o seu processo e lhe encaminha para tira a foto e colher a Biometria junto ao órgão competente (DETRAN).


3. Exames: 

O candidato deve submeter-se a dois exames iniciais: o exame psicológico e também o exame de aptidão física e mental, que serão realizados em clínicas e/ou com profissionais credenciados e indicados pelo Detran.


4. Curso te√≥rico-t√©cnico: 

Os candidatos √† obten√ß√£o da carteira de motorista (CNH) ter√£o que fazer 45 horas/aula com conte√ļdo pedag√≥gico determinado pelo Conselho Nacional de Tr√Ęnsito (Contran). Neste momento, os candidatos aprender√£o sobre regras previstas no C√≥digo de Tr√Ęnsito Brasileiro, dire√ß√£o defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mec√Ęnica b√°sica. Muitos acham este curso uma perda de tempo, mas √© uma parte muito importante na busca da carteira de motorista.


5. Exame te√≥rico: 

Em seguida, √© a hora de realizar o exame te√≥rico, aplicado pelo DETRAN, no qual ser√£o avaliados os conhecimentos do futuro motorista acerca do conte√ļdo apresentado durante o curso te√≥rico, o exame cotem 30 quest√Ķes onde ter√° aprova√ß√£o o candidato que obtiver no m√≠nimo 70% de acerto, ou seja, 21 quest√Ķes para ser aprovado.


6. Aulas pr√°ticas no ve√≠culo: 

Nesta etapa, o aluno realizar√° 20 aulas pr√°ticas nos ve√≠culos referentes √† categoria pretendida. O candidato ser√° submetido √† dire√ß√£o em vias p√ļblicas com fluxo de ve√≠culos e pedestres, pois assim ser√° cobrando no dia do exame pr√°tico.


7. Exame de dire√ß√£o: 

Finalizadas as aulas pr√°ticas, o √ļltimo passo para a obten√ß√£o CNH √© o famoso exame de dire√ß√£o. Nele, a capacidade dos futuros motoristas ser√° avaliada a partir de uma s√©rie de crit√©rios previamente determinados pelos √≥rg√£os respons√°veis.

E pronto! Depois de passar por todos esses passos você conseguirá sua CNH e poderá aproveitar seu carro para estudar, trabalhar, e passear muito por aí!